A educação ambiental no olhar de estudantes de escola rural ribeirinha do Alto Urupadí (Maués-Amazonas)
Palabras clave:
educação do campo, escola ribeirinha, sustentabilidadeResumen
A educação ambiental é um caminho para atitudes e comportamentos voltados à conservação dos recursos naturais. Esta pesquisa buscou descrever a percepção da educação ambiental (EA) de estudantes de uma escola ribeirinha do interior do Amazonas, considerando que possuem uma maior proximidade com os recursos naturais. Para coleta de dados, foi realizada uma oficina com 20 estudantes do ensino fundamental I e II, a partir de questões geradoras em torno da educação ambiental. Os resultados foram sistematizados em planilha do Programa EXCEL e verificados pela análise de conteúdo. Foi observado que, apesar dos estudantes não conhecerem o termo “educação ambiental” e seu conceito científico, houve demonstração de preocupação, interesses e cuidados com o meio ambiente da comunidade onde vivem, demonstrando que a aprendizagem empírica pode colaborar para a conservação/preservação dos recursos naturais. Cabe ao poder públicos e às escolas aproveitarem esse conhecimento, por meio de metodologias específicas e adequadas à realidade rural amazônica.
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