A agroecologia enquanto prática pedagógica: experiências em uma escola do Orobó-Valença/BA

Autores/as

  • Carolina Santos Menezes
  • Leidiana Nascimento dos Santos
  • Maria Regiane Vieira de Jesus
  • Fernanda de São Pedro Teixeira
  • Jefferson Duarte Brandão (Taata Sobode)
  • Joseane Reis Conceição

Palabras clave:

práticas agroecológicas, educação do campo, educação contextualizada

Resumen

O trabalho que ora se apresenta refere-se a um relato de experiência que abarca práticas educativas em uma escola do campo localizada no Orobó, comunidade rural pertencente ao município de Valença-BA, com vistas ao fortalecimento agroecológico. As atividades a serem apresentadas foram desenvolvidas no ano de 2022 e teve como objetivo principal o fortalecimento dos vínculos dos estudantes com as práticas agroecológicas que são parte da cultura da comunidade, a qual tem a agricultura familiar como base. Tais atividades intercalam-se entre rodas de diálogos e ações práticas, propiciando aprendizagens significativas para os estudantes, visto que dialoga com questões que fazem parte do cotidiano dos estudantes, práticas agroecológicas. Como resultado de tais práticas, considera-se a maior aproximação dos estudantes com o conceito de agroecologia, o fortalecimento dos vínculos entre escola e comunidade e também a apreensão dos discentes acerca da relação entre práticas agroecológicas e o bem viver.

Publicado

2024-11-26