Interfaces entre agroecologia e educação emancipatória: relato de experiências extensionistas

Autores/as

  • Ana Christina Duarte Pires
  • Celine Vieira Luz
  • Clayre Lisot

Palabras clave:

extensão universitária, educação ambiental, recursos locais

Resumen

Este relato de experiência é fruto das ações do projeto de extensão universitária denominado “Paisagem Local como Recurso Pedagógico de Educação Ambiental”, do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná, que têm ocorrido desde março de 2022. O trabalho resultou das interações das integrantes do projeto com estudantes e as equipes que atuam nas escolas. A metodologia utilizada foi o diálogo permanente entre participantes dos projetos de extensão e comunidade escolar. Os relatos positivos manifestados pelas pessoas envolvidas nas ações revelaram o diferencial de um planejamento coletivo, correspondente à realidade local e que valorize os sujeitos envolvidos, para promover uma educação realmente emancipatória, como propõe a educação agroecológica.

Publicado

2024-11-26