A memória e os desafios da luta pela água no Assentamento Santana/Ceará: práxis agroecológicas nos quintais produtivos das famílias e na Escola do Campo Florestan Fernandes

Autores/as

  • Ana Talya Fernandes Conceição
  • Sofia Lopes Nascimento
  • Andrea Pereira Luz
  • Cleide Maria Souza
  • Maria Valeska Alves Souza
  • Wlisses Damasceno Targino

Palabras clave:

educação do campo, tecnologias sociais, semiárido, ensino médio

Resumen

O presente relato tem por objetivo apresentar a experiência da Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes (EEMFF). Em específico a proposta desenvolvida a partir do Componente Curricular: Práticas de Estudo e Pesquisa (PEP) com educandos/as do segundo ano do Ensino Médio, articula conhecimentos das áreas de Ciências da Natureza e Ciência Humanas e associa teoria e prática. Em suas pesquisas os/as educandos/as dialogam com as mulheres guardiãs da Memória com a intenção de sistematizar os desafios da luta pela água no Assentamento Santana, município de Monsenhor Tabosa – Ceará. Os Quintais Produtivos das famílias se apresentam como espaços férteis de construção da práxis agroecológica, com potencial para uso e desenvolvimento de tecnologias sociais de resistência e convivência no semiárido. 

Publicado

2024-11-26