A memória e os desafios da luta pela água no Assentamento Santana/Ceará: práxis agroecológicas nos quintais produtivos das famílias e na Escola do Campo Florestan Fernandes
Palabras clave:
educação do campo, tecnologias sociais, semiárido, ensino médioResumen
O presente relato tem por objetivo apresentar a experiência da Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes (EEMFF). Em específico a proposta desenvolvida a partir do Componente Curricular: Práticas de Estudo e Pesquisa (PEP) com educandos/as do segundo ano do Ensino Médio, articula conhecimentos das áreas de Ciências da Natureza e Ciência Humanas e associa teoria e prática. Em suas pesquisas os/as educandos/as dialogam com as mulheres guardiãs da Memória com a intenção de sistematizar os desafios da luta pela água no Assentamento Santana, município de Monsenhor Tabosa – Ceará. Os Quintais Produtivos das famílias se apresentam como espaços férteis de construção da práxis agroecológica, com potencial para uso e desenvolvimento de tecnologias sociais de resistência e convivência no semiárido.
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