Agroecologia na escola do campo: experiências do Subsistema Educacional Orobó-Valença/BA

Autores/as

  • Lediana Nascimento dos Santos
  • Maria Regiane Vieira de Jesus
  • Carolina Santos Menezes
  • Jefferson Duarte Brandão (Taata Sobode)
  • Lidiane Cardoso Pereira
  • Joseane Reis Conceição

Palabras clave:

educação, práticas agroecológicas, saberes tradicionais

Resumen

O presente trabalho refere-se a um relato de experiências de ações desenvolvidas nas escolas da comunidade rural Orobó-Valença/BA, por meio dos Subsistemas Educacionais Orobó 1 e 2. As atividades posteriormente apresentadas contaram com a participação da gestão do subsistema, professores, equipe de apoio, alunos e comunidade local e simboliza um marco no que tange a valorização e fortalecimento de práticas agroecológicas na comunidade mencionada. Isso posto, as ações aqui destacadas objetivaram aproximar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do subsistema as práticas agroecológicas que são parte do cotidiano dos estudantes. Nesse sentido, buscou-se desenvolver ações que valorizassem tais práticas, por meio da aproximação da escola e a comunidade. Para tanto, em termos metodológicos, optou-se por rodas de diálogos, entrevistas, aulas de campo, pesquisa com os mais velhos da comunidade. Como resultado das ações, citamos a maior aproximação dos estudantes e da comunidade a respeito da agroecologia enquanto conceito, a estruturação da história das escolas e das comunidades por meio das pesquisas feitas pelos estudantes e professores, a elaboração do alfabeto específico do Orobó e a efetivação do I Seminário de Agroecologia: Orobó tem história.

Publicado

2024-11-26