Educação em agroecologia: uma análise dos currículos do IFPB
Palabras clave:
conhecimento agroecológico, curso superior, projeto pedagógicoResumen
A pesquisa apresenta como objetivo central discutir os currículos dos cursos de Agroecologia do Instituto Federal da Paraíba. Para tal, recorremos aos aportes teóricos comprometidos com os princípios da Agroecologia, como também, uma proposta curricular, que relaciona os saberes-fazeres dos povos tradicionais e originários diante da relação mais integrada entre o Ser Humano com a natureza. Buscamos, assim, empreender uma pesquisa qualitativa com base documental de dois Projetos Pedagógicos de Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia dos campi Picuí e Sousa no estado da Paraíba. Nestes termos, utilizamos a análise interpretativa dos dados e identificamos que faltam aos currículos maior proximidade com as realidades dos territórios locais, assim como diálogos interculturais com os/as estudantes para que, dessa forma, sejam fortalecidos os sentidos de pertencimento em prol dos saberes-fazeres coletivos e inclusivos.
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