Educação do campo e agroecologia articulando conhecimentos na escola do campo

Autores/as

  • Gabriela Furlan Carcaioli
  • Carolina Orquiza Cherfem
  • Natacha Eugênia Janata
  • Edson Marcos Anhaia
  • Graziela Del Mônaco

Palabras clave:

tecnologia social, plantas medicinais, escola pública, comunidade

Resumen

Este trabalho pretende apresentar e analisar as contribuições de um Projeto de Extensão desenvolvido no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto vem sendo desenvolvido em diferentes espaços, entre eles na Escola do Campo “Alberto Wardenski”, localizada no município de Canoinhas/SC. O objetivo é articular os conhecimentos da agroecologia pelo desenvolvimento de ações voltadas para a produção de tecnologia social com o uso de plantas medicinais, envolvendo pessoas da comunidade e do entorno da escola, além dos movimentos sociais atuantes na região, como o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), estudantes e professores da própria escola, bem como estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. A proposta é que a articulação de conhecimentos possa contribuir para produzir tecnologia social com utilização de plantas variadas, formando criticamente professores e comunidade para inclusão da agroecologia no cotidiano escolar. 

Publicado

2024-11-26