Guardiões de sementes crioulas em um contexto escolar: um relato de experiência

Autores/as

  • Stelamaris Zimerer
  • Suzani Paula
  • Magno Buge
  • Adalberto Moraes
  • Guilherme Dalmaschio
  • Majorie Malacarne

Palabras clave:

agricultura, educação, agroecologia, agroeducação

Resumen

A agricultura sofreu mudanças significativas durante seu progresso. Em modelos convencionais os princípios agroecológicos, práticas sustentáveis, economicamente viáveis e com viés social não são priorizados. Tomando como tendência a participação do conhecimento milenar dos agricultores, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada por um estudo de caso e pesquisa documental relatando as atividades de um “guardião de sementes crioulas” do Assentamento Rodeio, Nova Venécia, ES, usada para a conclusão de uma das disciplinas do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Colatina. A inserção de práticas agroecológicas, a exemplo do uso de sementes crioulas, apresenta-se imprescindível no contexto escolar, promovendo conhecimentos científicos fundamentais para compreensão de seu processo, suas vantagens, desafios e vínculo estreito com a segurança alimentar e sustentabilidade.

Publicado

2024-11-26