Labirinto Agroecológico: a experiência do Centro Educativo Familiar de Formação por Alternância de Nova Friburgo/RJ

Autores/as

  • Maria Clara Estoducto Pinto
  • Sandro Roberto Araújo Oitaven

Palabras clave:

pedagogia da alternância, educação do campo, agricultura de montanha, complexo agroecológico

Resumen

O Labirinto Agroecológico do Centro Educativo Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) Rei Alberto I é uma das unidades demonstrativas que compõem o Complexo Agroecológico do CEFFA. A instituição tem como estratégia de ensino-aprendizagem a Pedagogia da Alternância (PA), proposta adaptada à realidade das famílias do campo. A experiência do presente trabalho foi realizada com estudantes do Ensino Fundamental (7° ano) e com estagiários do 1º ano do curso em Agropecuária. O CEFFA está localizado no 3º distrito de Nova Friburgo e os estudantes são em sua maioria filhas(os) de produtores de hortaliças. O foco da formação está ancorada em três pilares: PA, Educação do Campo e Agroecologia. Assim, este relato de experiência apresenta as atividades desenvolvidas pelos estudantes e monitores na área do Labirinto Agroecológico, no período entre março de 2022 à julho de 2023. O objetivo da atividade nesta unidade foi apresentar diferentes manejos agroecológicos.

Publicado

2024-11-26