Educação agroflorestal nos estágios agrícolas do Projeto Arte na Terra na Fazenda São Luiz, São Joaquim da Barra - SP

Autores/as

  • Denise Bittencourt Amador
  • Anayra Giacomelli Lamas Alcantara
  • Giovana C. Barreto
  • Maria Fernanda Prudente Correa
  • Lucas Teixeira Moreira Lima
  • Henrique Escher Genestreti

Palabras clave:

sistemas agroflorestais, pedagogia waldorf, educação ambiental, agricultura sintrópica

Resumen

O Projeto Arte na Terra, desenvolvido na Fazenda São Luiz (São Joaquim da Barra, SP) desde 2002, oferece experiências educadoras através das agroflorestas e toda a dimensão filosófica, prática e política que as envolve. O papel pedagógico das agroflorestas é imenso, unindo ciência, prática, comportamento, espiritualidade e arte, representando uma ferramenta potente para trabalhos de Educação Ambiental. Os estágios agrícolas oferecidos aos jovens do 9º ano das escolas que trabalham com a Pedagogia Waldorf são imersões de cinco dias nas atividades rurais agroecológicas mediadas pelos educadores do projeto e os trabalhadores da fazenda. Os resultados têm sido muito significativos para os jovens e para os educadores, as experiências vividas proporcionam descobertas e transformações profundas em diversos níveis do ser: físico, cognitivo, emocional e até no autoconhecimento, despertando para aspectos existenciais e práticos na relação entre as pessoas e com o planeta. 

Publicado

2024-11-26