Semeando com ciência: agroecologia e educação ambiental no currículo escolar
Palabras clave:
extensão, escola pública, metodologias participativasResumen
O trabalho relata a experiência do projeto “Semeando com Ciência”, construído na articulação entre a UFPR-Litoral e escolas de ensino básico do município de Matinhos (PR), na proposta de vincular a agroecologia ao currículo escolar como caminho para suprimir questões pedagógicas relativas às teorias e práticas da educação ambiental. O projeto surgiu de um anseio pedagógico da comunidade escolar do colégio Estadual Tereza da Silva Ramos, que fizeram um convite para estudantes de Agroecologia da UFPR-Litoral para revitalizar o espaço da horta e fomentar a educação ambiental no currículo escolar. A partir dessa proposta, foram desenvolvidas atividades que pudessem gerar processos educacionais acerca da horta, agroecologia e da educação ambiental. Através de ações do projeto, percebemos o potencial da agroecologia como ferramenta de ensino vinculada ao currículo escolar e sua relevância no âmbito educacional para a promoção da educação ambiental e da educação em agroecologia.
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