O papel da educação do campo no fortalecimento da agroecologia – o caso da Escola Latino-americana de Agroecologia

Autores/as

  • Laís Rossatto Wigineski

Palabras clave:

acompanhamento de egressos, trabalho, territorialização, movimentos sociais

Resumen

Essa pesquisa se debruçou sobre a experiência da turma Abya Yala da Escola Latino-americana de Agroecologia, procurando sistematizar como os(as) egressos(as) avaliam o processo de formação e como tem atuado no fortalecimento da agroecologia. A metodologia se baseou em três eixos, uma pesquisa bibliográfica, investigando o contexto da agroecologia e da educação do campo, bem como uma análise nos trabalhos de pesquisa já realizados na ELAA. Posteriormente, foram feitas 13 (treze) entrevistas semiestruturadas via zoom em dois períodos distintos, finalmente foi realizada a transcrição, análise e categorização dos trechos das entrevistas. Notou-se a multiplicidade do alcance da agroecologia e as diversas possibilidades de atuação, ainda que o período da pesquisa tenha coincidido com a pandemia da COVID-19. Concluiu-se que ELAA vêm cumprindo seu papel ao formar humana-política e tecnicamente militantes que se capacitam para incidir nos territórios e fomentar a ampliação da agroecologia.

Publicado

2024-11-26