Educação, agroecologia e diálogo de saberes: alguns olhares
Palabras clave:
construção de conhecimento, epistemologia, demandas sociais, giro agroecológicoResumen
Discutimos a relação entre Educação e Agroecologia por meio das bases teóricas do Diálogo de Saberes em Paulo Freire, como parte das pesquisas realizadas no projeto “Observatório Iberoamericano de estudos comparativos em educação: o giro agroecológico nas universidades catarinenses, Unicamp e Universidad Nacional de Córdoba, Argentina”. Objetiva apresentar potencialidades e desafios dessa abordagem como concepção de construção de conhecimento e método de trabalho, através de documental e bibliográfica. Demonstra limites e possibilidades na construção de conhecimentos que possam atender a demanda dos sujeitos e superar visões excludentes herdadas de perspectivas epistemológicas que silenciaram outras matrizes de produção de conhecimento. Conclui que é possível inserir o Diálogo de Saberes como método de trabalho e concepção na produção de conhecimento na relação Educação e Agroecologia, destacando experiências que indicam possibilidades para superar visões cartesianas e tecnicistas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.