Plantando cirandas semeando agroecologia
Palabras clave:
educação ambiental, educação básica, infâncias, relações étnico-raciaisResumen
Este trabalho tem por finalidade relatar a experiência de implementação do Plano de Educação Ambiental - Plantando Cirandas em três escolas municipais da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. A saber: Escola Municipal Marilândia e Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, pertencentes a Duque de Caxias e Escola Municipal Paulo Roberto Fiorenzano, em Nova Iguaçu. As ações ocorreram entre agosto a dezembro de 2022, no âmbito do Projeto Hortas Orgânicas em Faixa de Dutos, realizado pela AS-PTA, em parceria com a Petrobras. As atividades desenvolvidas correspondem às estratégias do eixo das ações educativas com o envolvimento de crianças da Educação Básica e ocorrem em diálogo permanente com as Secretarias Municipais de Educação de Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Lançando mão de recursos pedagógicos diversos, objetivou-se trabalhar a consciência da relação ser humano – natureza, preservação ambiental e relações étnico-raciais, como oportunidade de promoção da agroecologia nos espaços escolares.
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