Plantando cirandas semeando agroecologia

Autores/as

  • Priscila Queiroz
  • Kizzy Pereira
  • Larissa Cabral
  • Joseane Fausto
  • Ana Milanez

Palabras clave:

educação ambiental, educação básica, infâncias, relações étnico-raciais

Resumen

Este trabalho tem por finalidade relatar a experiência de implementação do Plano de Educação Ambiental - Plantando Cirandas em três escolas municipais da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. A saber: Escola Municipal Marilândia e Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, pertencentes a Duque de Caxias e Escola Municipal Paulo Roberto Fiorenzano, em Nova Iguaçu. As ações ocorreram entre agosto a dezembro de 2022, no âmbito do Projeto Hortas Orgânicas em Faixa de Dutos, realizado pela AS-PTA, em parceria com a Petrobras. As atividades desenvolvidas correspondem às estratégias do eixo das ações educativas com o envolvimento de crianças da Educação Básica e ocorrem em diálogo permanente com as Secretarias Municipais de Educação de Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Lançando mão de recursos pedagógicos diversos, objetivou-se trabalhar a consciência da relação ser humano – natureza, preservação ambiental e relações étnico-raciais, como oportunidade de promoção da agroecologia nos espaços escolares.

Publicado

2024-11-26