Agroecologia nos currículos dos cursos técnicos em agropecuária integrados ao ensino médio dos campi do Instituto Federal Catarinense
Palabras clave:
ensino agrícola, ensino agrotécnico, educação integral, omnilateralidade, sustentabilidadeResumen
A formação agrotécnica esteve, historicamente, pautada no modelo convencional de produção agropecuária, herança da Revolução Verde. Em observância a isso, em 2009, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica criou o documento “(Re)ssignificação do ensino agrícola na Rede Federal de Educação”. O presente texto se dispõe a analisar e discutir a presença ou ausência da agroecologia nos currículos dos cursos técnicos em agropecuária integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Para tanto, foram examinados os Projetos Pedagógicos dos referidos cursos ofertados em seis campi da supracitada instituição de ensino e identificadas as menções à agroecologia. A análise dos documentos revelou a baixa expressividade curricular da temática na formação agrotécnica nos cursos da instituição.
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