A utilização das unidades agroecológicas da Cooperar Maricá, para a formação de educadores ambientais críticos
Palabras clave:
agroecologia, vivência, educação, formação, reelaboração de práticasResumen
Este relato traz a experiência do uso das unidades de produção agroecológica gerenciada pela Cooperar no município de Maricá - RJ, como espaço “pedagógico, dialógico, formativo” de educadores ambientais. Nestes espaços temos como estratégias metodológicas o olhar crítico dos sistemas produtivos ali existentes, sua funcionalidade e seu potencial produtivo agroecológico. Um dos fatos que mais chama a atenção dos praticantes em formação é que os alimentos ali produzidos são entregues para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Neste ambiente de construção coletiva de conceitos, a partilha de conhecimentos e o resgate de práticas ancestrais também são presentes. Um ambiente formativo que possibilita momentos de diagnóstico de realidades e ações interventivas, forma formadores. Assim por meio da reelaboração de relações diversas e de ruptura de paradigmas conseguimos uma experiência vivencial como estratégia formativa de educadores ambientais em potencial.
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