A educação do campo na construção do território camponês
Palabras clave:
resistência, agroecologia, soberania alimentar, culturaResumen
A construção do território camponês nasce do confronto com as contradições do modelo de desenvolvimento que estabelece nas relações de poder, modelos hegemônicos. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever as práticas camponesas reproduzidas no modo vida do camponês para que venham fundamentar práticas pedagógicas nas escolas do campo. Adotou-se o método qualitativo. O universo da pesquisa foi composto por 3 camponesas de uma comunidade no Pará. As práticas camponesas estão intimamente relacionadas a vida e trabalho das mulheres, conforme as narrativas transcritas no texto. A escuta dessas mulheres possibilitou o (re)conhecimento da comunidade Nossa Senhora de Fátima e a percepção da importância da agricultura para o bem viver das famílias camponesas. Além disso, foi possível perceber que práticas pedagógicas adotadas em sala de aula são fundamentais para a materialização formativa dos saberes, da cultura local e dos sujeitos do campo e na própria construção do território camponês.
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