Proposições curriculares em agroecologia na pedagogia Waldorf

Autores/as

  • Paulo Alencastro
  • Camila Alterthum
  • Teresa Andrés
  • Daniel Mujalli

Palabras clave:

ensino, currículo, escola, educação, alimentar, gestão de resíduos, horta

Resumen

O Currículo de Agroecologia no Instituto Ouro Verde foi iniciado junto com sua fundação em 2014. A proposta foi sendo desenvolvida ao longo dos 9 anos de existência da instituição, a partir de uma profunda conexão com o lugar onde a escola se instalou. A escola se materializou na relação com as riquezas e fragilidades de uma área decretada como proteção ambiental (APP) e com isso estabelecemos o CUIDADO, o RESPEITO e a VENERAÇÃO como premissas da nossa “escola verde”. Nosso intuito foi relacionar e embasar a agroecologia nos diversos anos do ensino oferecido pelo Instituto Ouro Verde com os princípios pedagógicos norteadores da pedagogia Waldorf. Essa proposta está pautada numa prática cotidiana assentada em 3 pilares: aulas de Agroecologia do 1º ao 9º ano, Educação Alimentar e Gestão de Resíduos. Neste trabalho apresentamos a proposta curricular para aulas de Agroecologia do 1º ao 9º ano do ensino fundamental regular.

Publicado

2024-11-26