Alternância pedagógica na Educação do Campo: práxis educativas de fortalecimento da agroecologia e territorialização camponesa

educational praxis to reinforcement agroecology and peasant territorialization

Autores/as

  • Railson Borges Lima
  • Marciel Rocha da Silva
  • Thaynan Alves dos Santos
  • Bernadete Maria Coelho Freitas UFPI/Professora

Palabras clave:

Educação; Pedagogia da Alternância; Agricultura Ecologia; Campesinato

Resumen

O artigo analisa a contribuição da pedagogia da alternância para o fortalecimento da agroecologia e da territorialização camponesa, a partir da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Humanas e Sociais (LEDOC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para construção do texto foram realizados estudos bibliográficos, entrevistas e participação no Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). O direito à educação de qualidade tem sido, historicamente, negado aos sujeitos do campo ou indeferem às especificidades dos mesmos. A Educação do Campo resultou da luta por esses direitos, protagonizada pelos movimentos sociais e sua práxis como sujeito coletivo. É nesse contexto que a agroecologia é potencializada pela Educação do Campo, por meio da ecologia de saberes, materializada nos processos educativos construídos pela universidade e comunidades camponesas, sendo a alternância o elo desse processo, reafirmando a permanência desses sujeitos no campo.

Publicado

2020-08-05