A importância das práticas educativas na construção do conhecimento em educação ambiental e agroecológica: um olhar a partir da teoria sociointeracionista

Autores/as

  • Conceição Aparecida Previero
  • Lucivania de Sousa Santos
  • Jaqueline Sousa Correia Schwendler Universidade Federal do Mato Grosso

Palabras clave:

Vygotsky;, formação;, multiplicadores, experiência

Resumen

A maneira desregrada como o ser humano vem utilizando os recursos naturais tem sido preocupação central em debates e discussões. Como parte do conjunto de esforços para a formação de pessoas para um novo modelo de sociedade, tais discussões endossam a Educação Ambiental e, agora, também, a Educação em Agroecologia como potenciais ferramentas, no sentido de conscientizar a sociedade, inclusive a defender o interesse das presentes e futuras gerações. Nesse sentido, este trabalho, utilizando-se da teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky, objetiva demonstrar de que modo o projeto “Terraquarium: Educação e Meio Ambiente” do Centro Universitário Luterano de Palmas tem contribuído para a construção do conhecimento em educação ambiental e educação agroecológica. Com apoio em método indutivo e observação sistemática, evidencia-se que as experiências educativas endossam a sua importância na construção do conhecimento, reforçando o postulado da teoria sociointeracionista.

Publicado

2020-08-05