Ideias pedagógicas em Agroecologia: a experiência da Zona da Mata Mineira

Autores

  • Marcio Gomes da Silva Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Agroecologia, Pedagogia

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo analisar o histórico das ideias pedagógicas em agroecologia a partir da experiência desenvolvida pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, CTA-ZM, em interação com o Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais e a Universidade Federal de Viçosa – UFV, desde 1987. Para tanto, utilizamos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista para destacar a elaboração metodológica produzida nessa interação. Com diferentes influencias (movimento ambientalista, Comunidades Eclesiais de Base e Projeto Tecnologias Alternativas) foram sendo desenvolvidas práticas educativas inovadoras que vão constituindo uma pedagogia do movimento agroecológico na Zona da Mata mineira. As mudanças no contexto sociopolítico influenciaram mudanças nos processos de intervenção social, na qual foram sendo incorporados diferentes enfoques e temáticas nas abordagens metodológicas e no conteúdo das intervenções.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias