Fortalecimento das dinâmicas e conhecimentos locais por meio das ações do NEA- GEDAF

Autores

  • Ana Júlia do Amaral
  • Amália Gabriela Rocha Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aquiles Simões

Palavras-chave:

agroecologia; diálogo de saberes; experiências inovadoras; organização social.

Resumo

O NEA GEDAF privilegia a construção de Teias de Inovação Agroecológica e o Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares a partir do estudo de experiências promissoras e intercâmbios entre os agricultores familiares. A formação de agentes de intervenção social (AGIS) visando o desenvolvimento de sistemas de produção agroecológicos e a inserção da produção no mercado baseada em circuitos curtos de comercialização, além do estímulo à da segurança alimentar e nutricional a partir da produção orgânica e agroecológica. A partir da estratégia metodológica denominada de "campesino a campesino" com apoio de técnicas e ferramentas participativas foi possível identificar e sistematizar as inovações sociotécnicas dos agricultores e criar atividades de estimulo ao debate e reflexão sob os princípios da agroecologia nas diferentes realidades rurais. Evidenciando a importância de se construir junto aos sujeitos locais novas alternativas agroecológicas e de sustentabilidade local.

Biografia do Autor

Ana Júlia do Amaral

Engenheira agrônoma, especialista em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia e Mestre em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Sustentável . Atualmente é pesquisadora do NEA-GEDAF e bolsista CNPQ de extensão nível C. 

Aquiles Simões

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestrado em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Espaces, Sociétés Rurales et Logiques Economiques pela Université de Toulouse Le Mirail e École Nationale de Formation Agronomique (2003), doutorado em ETUDES RURALES pela UNIVERSITÉ DE TOULOUSE LE MIRAIL (2007), menção Ciências Sociais, e Pós-doutorado em Socioantropologia da Inovação Sociotécnica em Sistemas Agroalimentares no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA/UMR Innovation et développement). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pará/Núcleo de Meio Ambiente atuando no Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e Programa de Pós-graduação Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) do Campus de Abaetetuba. É coordenador do Grupo Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (GEDAF). Tem experiência na área de sociologia da ação, socioantropologia do desenvolvimento, agronomia sistêmica, agroecologia, geografia social e análise cognitiva de políticas públicas. Desenvolve pesquisas sobre os temas: Ação pública, Mediação e Desenvolvimento Socioagroambiental; Inovação Sociotécnica em Sistemas Agroalimentares; Formação de Agentes de Intervenção Social, Intervenção Local e Projetos de Desenvolvimento. É professor colaborador do Programa PLIDER (Pós-graduação em Processos Locais de Inovação e Desenvolvimento dos Espaços Rurais) da Universidade Nacional de La Plata/Universidade del Sur Bahía Blanca/Universidade Nacional de Mar del Plata. É pesquisador do Laboratório Internacional AGRITERRIS - Atividade Agropecuária, Território e Sistemas Agroalimentares Localizados - formado por uma rede de cooperação científica entre França, Argentina e Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias