Processo educativo-reflexivo acerca da vivência com famílias em Assentamento na perspectiva agroecológica: um relato acadêmico
Palavras-chave:
Formação profissional, agroecologia, extensão ruralResumo
Trata-se de um relato de experiência sobre uma atividade pedagógica, realizada no primeiro semestre de 2018, com a primeira Turma Especial PRONERA, do Curso de Agronomia ênfase em Agroecologia, desenvolvido no Instituto EDUCAR, no município de Pontão/RS, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Erechim/RS e que integra um projeto de extensão que vem sendo desenvolvido desde setembro de 2016. A atividade foi desenvolvida em três momentos: preparação da apresentação da vivência nas famílias pelos educandos; socialização e debate/síntese destas vivências. Ao final, entende-se que a incorporação de uma proposta formativa com este viés se mostra cada vez mais necessária, representando um ato de criar e de transformar a realidade, na perspectiva de contribuir para a reversão de um modelo de produção que é desenvolvido no país e que traz sérios prejuízos a qualidade de vida das populações.