As alternativas para convivência com o Semiárido para apicultura em Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto, no município de Casa Nova– BA

Autores

  • Emanoel Freitas Amarante PROJETO PRÓ SEMIÁRIDO
  • Sheyla souza Dantas
  • Luiz Mauricio Cavalcante Salviano
  • Victor Leonan Moraes Aguiar
  • Bruna Silva Ribeiro Moraes

Palavras-chave:

Fundo de pasto, semiárido, apicultores

Resumo

 

Um sistema agrícola familiar como os fundos de pasto, tal modelo facilita o acesso dos animais à água e à comida, sobretudo, nos períodos de severa estiagem, além de representar um bom exemplo de adaptação e convivência com o clima semiárido da região. Esse jeito de viver é onde o povo mantem suas relações pessoais, econômicas, culturais e religiosas, onde toda sua história de vida se encontra e será passada para as novas gerações. Implantação das atividades apícolas na região Nordeste do Brasil é a busca da conservação do ecossistema, pelos pequenos apicultores que não tendo alternativas para sobreviver às dificuldades da estiagem optaram por essa pratica.

A produção apícola já é uma das principais atividades da agricultura familiar, que vem crescendo cada vez mais por ser uma alternativa de renda, uma produção sustentável e ainda pode se dizer agroecológica, pois a preocupação com o ambiente é relatado pelas pessoas que trabalham com agricultura familiar.

A utilização do conjunto de ferramentas de base participativa pode ser descrita como ação de construção do conhecimento agroecológico. Ao longo das duas últimas décadas, as ações de intervenção participativa orientadas pelas Metodologias Participativas são reconhecidas enquanto instrumento metodológico que possa mediar, orientar a intervenção baseada em seus princípios éticos, reconhecer valores e elementos culturais (PEREIRA, 2001).

A produção de mel é a principal atividade econômica para muitas famílias da região, agravando as consequências dos períodos de estiagem, já que os rendimentos dos produtores tendem a diminuir causando impacto à economia local. Essa queda da produção de mel está relacionada à perda dos enxames. Através da utilização de metodologias participativas, buscou-se extrair as diferentes formas do trabalho com as abelhas em fundo de pastos, principalmente nas estratégias de alimentação e fornecimento de agua alternativas.

Foi percebido nos resultados encontrados que ainda é necessária uma grande conscientização dos apicultores quando se pensa em estratégias para convivência com a estiagem, mas também a quem se prepare para a estiagem e consegue ter uma melhor produção o ano todo.

 

Downloads

Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias