Interfaces entre Agroecologia e Educação no Brasil: um panorama inicial das publicações científicas

Autores

  • Mariana Petri Instituto Federal do Espírito Santo
  • Alexandre Brasil Fonseca

Palavras-chave:

Agroecologia; Educação popular; Educação do campo; Educação Ambiental; cursos formais

Resumo

A Agroecologia recebe aportes teóricos de diversas disciplinas, inclusive da Educação. No Brasil, ela despontou nos movimentos sociais do campo, e as práticas agroecológicas, iniciadas como práticas de agricultura sustentável, surgiram como alternativas às do agronegócio, sendo incorporadas à práxis desses movimentos e adentrando, com o passar do tempo e das lutas, nas instituições educacionais. Neste trabalho buscou-se compreender as dimensões educativas da Agroecologia a partir de publicações nacionais nos Periódicos CAPES. Observou-se que a Agroecologia articula-se com a Educação popular, a Educação do campo, a Educação Ambiental e com cursos de Agroecologia institucionalizados. Publicações mais antigas analisam principalmente o potencial educativo dos movimentos, expandindo depois suas interseções com a Educação do campo e a Educação Ambiental e, mais recentemente, investigando propostas dos variados cursos, que cada vez mais consolidam a Agroecologia enquanto ciência no país.

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Publicado

2020-08-04