Educação ambiental e sustentabilidade: princípios, relações e desafios

Autores

  • Daniel Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de VIçosa

Palavras-chave:

Meio ambiente e sociedade., Percepção., Qualidade ambiental.

Resumo

Estudar e caracterizar a percepção ambiental é importante para traçar metodologias para a reeducação ambiental. A percepção individual e coletiva quanto aos elementos que compõem o meio no qual o ser humano está inserido influenciam a forma como este reage e responde frente as suas ações sobre o meio. A relação entre a percepção e educação ambiental e a sustentabilidade se dá, notadamente, no sentido em a ação dos indivíduos ao meio é moldada, em parte, em função da sua percepção, e esta, por sua vez, é influenciada por questões culturais, religiosas, intelectuais dentre outras. Este trabalho é resultado de estudos realizados com estudantes de escolas da rede pública de ensino da cidade do Natal, RN. Tem como objetivo discutir a respeito da importância da percepção e da educação ambiental para a sustentabilidade, a partir da percepção ambiental de estudantes de escolas de nível fundamental e médio. Utilizou-se a metodologia do questionário misto e da entrevista coletiva semiestruturada. Percebe-se que os estudantes apresentam certa confusão quanto aos conceitos de natureza e meio ambiente. É, portanto, necessário investir na educação ambiental na educação de nível básica.

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Publicado

2020-04-08