Explorando a rua comestível junto ao Parque Estadual dos Três Picos: descobrindo a diversidade das plantas alimentícias não convencionais na cidade em um relato de experiência
Palavras-chave:
plantas alimentícias não convencionais, Parque Estadual dos Três Picos, hortas públicas e escolares, educação alimentar e nutricionalResumo
Esse resumo se ocupa da difusão do trabalho que teve início no Colégio Municipal Professor Carlos Brandão, na cidade de Cachoeiras de Macacu/RJ. E se ampliou para espaços da cidade. Este relato é de autoria de bolsistas de iniciação científica do projeto, associado à professora que nucleia o trabalho com hortas e PANC no colégio, junto à doutoranda que desenvolve a tese de Hortas na escola (PPGN/INJC-UFRJ) com orientação das coordenadoras dos núcleos de pesquisa Laboratório de Educação Alimentar e Humanidades LADIGE/INJC-UFRJ e Núcleo de Estudos em Alimentação e Cultura NECTAR/UERJ. O objetivo do trabalho foi mapear a incorporação do simbolismo de preservação da Mata Atlântica, representada pelo Parque Estadual dos Três Picos presente na região, e de valorização de plantas alimentícias não convencionais. A compreensão da importância, e a valorização dessas plantas é um aprendizado de troca de saberes agroecológicos para a comunidade local que enfatiza no "espaço verde de convivência" o papel da instituição escolar na construção de um ambiente saudável e respeitoso, o que justifica esse estudo.
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