Sistema de plantio direto de hortaliças agroecológico: uma prática produtiva, com base na conservação do solo, e seu impacto em busca de produções ecologicamente sustentáveis

Autores

  • Anderson Chimiloski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Heitor F. Lizarelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rivael Oliveira Engenheiro Agrônomo
  • Claudia S.M. Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Manuela F.C.S. Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Josimeire A. Leandrini Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

hortaliças, desenvolvimento, cobertura do solo

Resumo

O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) surgiu no Brasil em Santa Catarina, numa tentativa conjunta entre técnicos e agricultores, como resposta à degradação do solo causado pelo constante revolvimento da terra para o encanteiramento. Demonstrando grande potencial de recuperação das áreas afetadas, o mesmo se disseminou pelo estado. 

Buscando uma delimitação teórica para a região da Cantuquiriguaçu, no Paraná, instalou o experimento na Universidade Federal da Fronteira Sul. Após 3 ciclos de cultivos sob SPDH orgânico, em 2022 obtiveram–se dados sobre a biomassa das plantas de cobertura de verão, além de dados sobre a Capacidade de Retenção de água e Respiração Basal do solo, pelo método de Monteiro e Frighuetto (2000). Após uma condução em manejo agroecológico, foi possível verificar uma melhora no aspecto visual dos talhões recém incorporados à área, e uma maior resiliência nos períodos secos enfrentados durante o experimento.

Downloads

Publicado

2024-11-27