A (inter)relação terra-poder: uma abordagem teórica sobre o controle dos corpos da comunidade LGBTQIAPN+ e a colonização territorial

Autores

  • Alan A. A. Freire Universidade de Brasília (UnB/FUP) — Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER)
  • Pedro H. A. Assunção Instituto Federal de Brasília (Campus São Sebastião)
  • Giovana Lizana Universidade de Brasília (UnB/FUP) — Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER)

Palavras-chave:

sistema de monocultura, exploração, agroecologia, cisheteronormatividade, sexualidades

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal é fomentar relações entre a cisheteronormatividade e o modelo de monocultura do agronegócio, evidenciando a importância da diversidade cultural no campo ambiental e social. Pôde-se perceber, portanto, por meio da pesquisa bibliográfica, que a imposição da heteronormatividade não se divorcia da colonização da terra. A discussão teórico-metodológica deste texto abordou, sobretudo, a violência das monoculturas não só no contexto ambiental, mas também no plano simbólico, reproduzindo a escassez cultural e o apagamento da diversidade. A conclusão ressalta a vulnerabilidade dos agroecossistemas e dos corpos diante das monoculturas, que levam à perseguição, violência e invisibilidade.

Downloads

Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Gênero, Feminismos e Diversidades na Construção Agroecológica