Oficina de sementes crioulas de feijão: conectando escolares à agroecologia e a socioagrobiodiversidade
Palavras-chave:
segurança alimentar e nutricional, biodiversidade, educação alimentar e nutricional, escolasResumo
Nas escolas, ações para conservação e resgate dos princípios de povos originários e comunidades tradicionais tornam-se mais eficientes, visto que são locais que educam os alunos a agirem de modo responsável, permitindo mudanças comportamentais, de atitudes e de valores de cidadania. Assim, visa-se descrever a aplicação de uma oficina de sementes de feijões crioulas que debate sobre povos originários e comunidades tradicionais em unidades escolares do município de Niterói/RJ. O seu surgimento culminou de vivências proporcionadas pelo projeto “Escolas Saudáveis e Sustentáveis: Conectando Produção e Consumo Conscientes de Alimentos”, realizado em escolas de Niterói. Oficina dividida em 2 mesas: discussão sobre os povos originários e comunidades tradicionais identificados através de uma exposição de fotografias impressas; exposição da variedade de sementes com jogo associativo. A atividade realizada permite uma visão sobre o alimento com novo ponto de vista e maior aproximação com este.
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