Estratégia(s) de comercialização da agricultura familiar em contexto de pandemia

Autores

  • Franklin Pereira Universidade Federal do Tocantins- campus Gurupi-TO
  • Adalgisa Santana Instituto Federal de Goiás-Campus Cidade de Goiás
  • Nayara Souza Martins Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

produção agrícola, economia solidária, barreiras comerciais, consumo, cooperativas

Resumo

Durante a pandemia da COVID-19, a agricultura familiar enfrentou desafios na comercialização de seus produtos. Nesse contexto, na comunidade de São José do Triunfo em Viçosa, Minas Gerais, surgiram novas estratégias para lidar com essa situação. As famílias optaram por vender diretamente aos consumidores, através de entrega em domicílio ou pontos de venda próprios. Além disso, o uso de plataformas online e redes sociais facilitou a venda dos produtos. Parcerias com estabelecimentos locais também foram protegidas, promovendo a economia local. A organização em cooperativas e a diversificação da produção também foram adotadas estratégias para enfrentar a pandemia. Essas iniciativas permitiram que as famílias superassem as restrições pandêmicas e pudessem comercializar seus produtos. 

 

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Sistemas Agroalimentares e Economia Solidária