A coprodução de conhecimentos agroecológicos na formação em alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC)
Palavras-chave:
pedagogia da alternância, educação ambiental, transição agroecológica, juventude rural, desenvolvimento ruralResumo
É de amplo conhecimento a necessidade de trabalhos que promovam a construção de experiências produtivas sustentáveis no Brasil, contudo ainda somos o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, conhecidos internacionalmente por produzir soja em áreas desmatadas e até recentemente não respeitar os direitos de povos originários. Mudanças na agricultura somente serão possíveis com uma educação que forme sujeitos com consciência sobre os problemas que enfrentamos e condições efetivas de ajudar a construir alternativas a esse modelo de desenvolvimento predatório. Propomos uma discussão sobre o papel das áreas experimentais desenvolvidas por jovens em formação pela pedagogia da alternância na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa participante e utiliza do referencial teórico da coprodução para identificar como o conhecimento agroecológico é formado por meio do instrumento pedagógico Área Experimental na pedagogia da alternância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.