Estudo da percepção de professores e gestores da educação do município de Dom Pedrito: a agroecologia na construção de um novo paradigma agrícola

Autores

  • Joélio Farias Maia
  • Andressa Vallinodo Gularte
  • Daniel Hanke
  • Shirley Grazieli da Silva Nascimento
  • Mariana Rockenbach de Ávila

Palavras-chave:

agricultura de base ecológica, educação, sustentabilidade

Resumo

O estudo teve por objetivo investigar a percepção de professores e gestores da educação sobre o tema agroecologia e termos coassociados nas Escolas do Município de Dom Pedrito, para compreender suas abordagens dentro dos processos educacionais. A pesquisa quali-quantitativa e descritiva foi elaborada através de um formulário, com 35 professores e gestores de 16 escolas de Dom Pedrito-RS. Os dados foram tratados utilizando a análise textual de discurso e nuvens de palavras. Foi possível observar uma percepção sem embasamento teórico dos professores e gestores sobre o tema. Algumas escolas desenvolvem práticas agroecológicas em suas atividades de ensino. Todavia, muitos professores não abordam o tema em suas disciplinas, devido às limitações que ainda existem em seu cotidiano. Como contribuições do estudo, considera-se relevante o investimento de órgãos públicos educacionais em formações de ensino sobre agroecologia para docentes. 

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico