Pedagogias e conhecimentos na luta por território: agroecologia nas periferias da cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Paolo C. Martins
  • Rafael N. Costa
  • Bernardete Montesano
  • Diogo Majerowicz
  • Ana Paula C. Santos
  • Celso Sánchez

Palavras-chave:

agricultura urbana, educação ambiental, educação em ciências, educação popular

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de tecer reflexões sobre as possibilidades apresentadas pela agricultura urbana de base agroecológica de atuar como uma prática social mobilizadora da construção de processos pedagógicos contextualizados aos territórios e comprometidos com a luta contra as injustiças socioambientais. Buscamos analisar e descrever as contribuições da agroecologia para a educação, como foco na educação ambiental de base comunitária e na educação em ciências. As ideias são elaboradas a partir de uma pesquisa de base qualitativa desenvolvida com a Rede Carioca de Agricultura Urbana, que se apresenta como solo fértil para práticas educativas engajadas com as lutas por justiça socioambiental. 

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico