Formação da identidade camponesa com educadores (as) e jovens do CED PAD-DF: diálogos sobre agroecologia e transformação da escola no/do campo
Palavras-chave:
inventário histórico social e cultural, educação do campo, auto-organização, escola da terraResumo
Nesta proposta analisamos as correlações entre transformação da forma escolar, identidade camponesa e funções sociais da Educação do Campo a partir de ações desenvolvidas no Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (CED PAD-DF). Com foco nas categorias de Agroecologia e Auto-organização, defendemos que as conexões entre saberes escolares e saberes cotidianos devem ser prerrogativa social e pedagógica indispensáveis para concretização de mudanças identificadas como necessárias. Ademais, sublinhamos a importância de que os (as) estudantes sejam incentivados (as) a munirem-se de vocabulário teórico respaldado em repertório prático para alcançarem maior autonomia em seus processos educativos. Nesse sentido, o Inventário Social, Histórico e Cultural da escola e, de igual forma, a preconização da formação continuada de educadores(as) e gestores (as,) ascende como caminho a ser trilhado com veemência.
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