A influência do acesso à educação na vida de famílias residentes em áreas rurais no Amazonas – assentamento Paciá/Lábrea

Autores

  • Maiane Torres de Almeida
  • Ana Cláudia Fernandes Nogueira
  • Gisele da Silva Umbelino
  • Maria Aparecida da Costa Mendonça
  • Luciney dos Santos Silva

Palavras-chave:

escolaridade, assentamento, transformação social

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar e analisar se o acesso à educação formal tem influência na condição de vida de famílias residentes em zonas rurais da Amazônia, em particular do assentamento Paciá em Lábrea/AM, visando discutir se houve mudanças no núcleo familiar a partir do acesso à educação formal; buscando compreender se a atuais condições de vida de cada indivíduo que compõem o grupo familiar foi afetado diretamente ou indiretamente pelo tipo de acesso à educação que eles tiveram e quais tipos de educação formal foram ofertadas. De cunho qualitativo, a pesquisa teve uma abordagem teórica-empírica, coletando dados através de questionário fechado, entrevista semiestruturada, e observação livre. De acordo com a análise realizada foi possível identificar que a educação é um instrumento de ascensão social, principalmente para pessoas que tiveram acesso a escolarização mesmo não sendo aplicado política pública de qualidade para um desenvolvimento maior naquele assentamento.

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Publicado

2024-11-26