Cultivando as sementes do hoje e do amanhã: a agroecologia na formação docente
Palavras-chave:
ecofeminismo, educação ambiental, licenciatura em filosofiaResumo
Este trabalho apresenta e discute a proposta de estudar a agroecologia em um curso de licenciatura de filosofia, em uma instituição pública do Rio de Janeiro. A proposta foi levada a cabo em uma disciplina obrigatória, bastante inovadora para um curso de filosofia, denominada "Filosofia e meio ambiente". A ideia era trazer a agroecologia como uma abordagem teórico-existencial que não apenas problematiza os problemas ambientais contemporâneos, mas, também é capaz de fornecer respostas que articulam diversos desafios contemporâneos, desde a insegurança alimentar, destruição da biodiversidade, os aspectos coloniais e violentos da revolução verde e do agronegócio, a possibilidade de diálogo horizontal e frutífero entre as ciências e os conhecimentos tradicionais e a luta pelo território etc. Nesse sentido, pretende-se defender a importância de ampliar o ensino sobre a agroecologia para além da formação técnica na área, incluindo aí a educação básica, na medida em que esse conhecimento tem grande relevância social e ambiental para toda a população.
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