Uso de instrumentos do Método Lume no ensino de graduação nas Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave:
ensino, método lume, agronomia, agroecossistemas, trabalhoResumo
A experiência teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de capacidades dos estudantes de cursos de graduação na área de Ciências Agrárias utilizando alguns instrumentos desenvolvidos pelo Método Lume no processo de ensino aprendizagem. Utiliza-se particularmente a Planilha de Análise Econômico-ecológica, um instrumento que materializa concepções teóricas oriundas da economia crítica e feminista, das abordagens dos sistemas agrários e agroecológicos. A Planilha soma-se a conteúdos teóricos que vêm sendo aplicados em disciplinas da área de administração, ministradas semestralmente para estudantes de Agronomia, Zootecnia e Engenharia em Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina, desde o início do ano de 2020. Destaca-se como resultados, o potencial do uso de instrumentos aplicados para apropriação de concepções teórico metodológicas relacionadas à agroecologia, contribuindo para romper com visão produtivista e unilinear que tem marcado a formação dos profissionais das áreas de ciências agrárias. Demonstra-se ainda possibilidades didático pedagógicas do uso de instrumentos para além do seu uso em ações de assistência técnica e extensão rural em perspectiva agroecológica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.