A horta escolar como lugar de encontro após a pandemia de COVID-19
Palavras-chave:
agroecologia, alimentação saudável, educação ambiental, SeropédicaResumo
Este relato apresenta a implementação e manutenção de uma horta escolar conduzida por princípios agroecológicos em um colégio público em Seropédica/RJ entre 2021 e 2023. Este período abrange o retorno às aulas presenciais, após o término das medidas de isolamento social em função da pandemia de COVID-19, até a implementação do Novo Ensino Médio. Enquanto instrumento pedagógico, a horta constituiu um lugar de encontro de pessoas, saberes e alimentos, fortalecendo laços entre estudantes do ensino médio, profissionais da educação em diferentes funções na escola (sala de aula, portaria, segurança, limpeza e cozinha), comunidade escolar externa, estudantes universitários e profissionais da UFRRJ. O compartilhamento dos acertos, limitações e dificuldades desta experiência pretende fomentar mais iniciativas como esta nos ambientes escolares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.