A relação aldeia-universidade-aldeia ressignificada: contribuições da iniciação científica em agroecologia para a formação discente em agronomia

Autores

  • Kaliane Campos Jesus Indígena Arapiun, Engenheira Agrônoma
  • Danielle Silva Wagner Docente da UFOPA

Palavras-chave:

pesquisa na Amazônia, povos indígenas, sistemas agrícolas tradicionais, vivências agroecológicas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência na realização de pesquisa científica na aldeia da discente pesquisadora e sua contribuição para formação no curso de Agronomia. O caminho percorrido ao longo das atividades do projeto iniciaram no ano de 2020, sendo realizado a partir de revisão de literatura e de pesquisa empírica no território indígena da discente com sistematização e análise de dados, finalizando com elaboração do trabalho de conclusão de curso. A pesquisa de iniciação científica contribui para crescimento pessoal e profissional, pois novas habilidades são descobertas e as antigas melhoradas. Deste modo, projetos de pesquisa que incentivam a iniciação científica é fundamental, pois é o caminho introdutório para egressos de graduações que almejam ser futuros cientistas e pesquisadores, com intuito de fortalecer a identidade indígena e incentivar o fazer ciência que gera reconhecimento das características do território.

Downloads

Publicado

2024-11-26