Experiência agroecológica em uma Escola Caiçara: valorização dos saberes tradicionais no Território de Matariz - Ilha Grande, RJ
Palavras-chave:
educação agroecológica, agricultura, saberes tradicionais, educação caiçaraResumo
O presente trabalho busca relatar a experiência vivenciada por estudantes e professores da Universidade Federal Fluminense em Angra dos Reis, no território de Matariz, Ilha Grande - RJ. As experiências são fruto de um projeto de extensão “Agricultura e saberes tradicionais na Ilha Grande: construindo a agroecologia no território do Bananal e Matariz”. Juntamente com a comunidade de Matariz, o Instituto de Pesquisas Marinhas e Recursos Renováveis (IPEMAR), a Escola Municipal Brasil dos Reis e a comunidade acadêmica do IEAR/UFF, através do Núcleo de Estudos em Agroecologia Incentivando Práticas, Integrando Movimentos (NEA Aipim), foi desenvolvido um trabalho de educação ambiental e agroecologia, lançando mão dos saberes populares e tradicionais presentes na cultura e no território caiçara, tendo como resultado um projeto coletivo de circulação, fortalecimento e valorização de saberes na agricultura caiçara.
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