Educação e juventudes rurais: desafios para a formação técnica em agroecologia na Bacia do Goitá/PE

Autores

  • Juliano César Petrovich Bezerra
  • Ângelo Giuseppe Chaves Alves
  • Horasa Maria Lima da Silva Andrade

Palavras-chave:

educação do campo, jovens rurais, evasão escolar

Resumo

Os/as jovens rurais, apesar de centrais à sucessão no campo, tendem a ser invisibilizados/as e alvos de políticas públicas insuficientes. Isso contribui para que busquem as cidades, o que é comumente incentivado pelas escolas locais, como uma forma de ascensão social. Contrários a isso, movimentos sociais luta(ra)m por uma Educação do Campo, baseada na Agroecologia, na vida e no trabalho no meio rural. Assim, pretendemos compreender o perfil e projetos de vida dos/as jovens que buscaram a formação técnica em Agroecologia, pelo Projeto Semear - SERTA, e as razões que levaram a altos níveis de evasão por parte deles/as. Para tanto, além de pesquisas teóricas, acessamos dados fornecidos pela instituição e trabalhamos como professor-pesquisador no curso. Por fim, tendo em vista que a Educação em Agroecologia está em processo de construção e consolidação, estudar potencialidades e desafios de experiências é de grande relevância social e acadêmica.

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Publicado

2024-11-26