Trilha interpretativa agroecológica: caminhos para uma educação ambiental transformadora

Autores

  • Wellington Bittencourt dos Santos
  • Flávia Santos Vieria Novaes
  • Rubem Samuel Avila Jr.
  • Danielle Rosa Nascimento
  • André Carlos Cruz Copetti

Palavras-chave:

extensão universitária, agroecologia, rede de escolas, formação ambiental

Resumo

O Projeto intitulado “Espaços Verdes Como Instrumento De Ensino Na Trilha Interpretativa Campus Verde Na Universidade Federal Do Pampa” vem realizando continuamente desde 2018, sob coordenação do Grupo Interdisciplinar de Desenvolvimento Ambiental (GIDANE), visitas orientadas e expedições de estudos, as quais mantêm escolas públicas e privadas do município de São Gabriel-RS como público principal. Trata-se de um trabalho de cunho extensionista que tem integrado o ensino superior e básico em pesquisas e práticas agroecológicas envolvendo plantas alimentícias não convencionais (PANCS), criação de abelhas sem ferrão, área de compostagem, agrofloresta e hortas etnobotânicas. Em nosso intento educacional formativo temos buscado através de fundamentos, saberes e práticas agroecológicas, corroborar com a tomada de consciência ambiental, no sentido da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, ambientalmente equilibrada, culturalmente diversa e nutricionalmente mais saudável. A referida iniciativa tem logrado um satisfatório resultado em relação aos nossos objetivos pretendidos, os quais se referem a promover e uma efetiva aproximação, que seja mutuamente produtiva, entre universidades e rede de escolas, num envolvimento formativo de sujeitos socioambientalmente responsáveis e com fundamentação agroecológica.

Downloads

Publicado

2024-11-26