Os desafios da construção da Educação do Campo no contexto de fechamento das escolas no campo no município de Brotas de Macaúbas-BA

Autores

  • Patrícia Riquelme Silva Araújo
  • Genival Pereira de Araújo Moura

Palavras-chave:

nucleação de escolas, modos de vida, educação contextualizada

Resumo

Hoje, por lei, a escola é garantida a todos, porém não é pensada, feita e gerida por todos. Pensando nisso, resolvemos conhecer/pesquisar sobre esse espaço no nosso município. Partimos da curiosidade de ver de perto como e onde estavam as escolas municipais. O objetivo da pesquisa foi fazer um diagnóstico das escolas de educação básica e evidenciar o processo de fechamento das escolas no campo no município de Brotas de Macaúbas-BA. Ela foi realizada através de uma pesquisa de campo, onde visitamos localidades rurais do nosso município, lá conversamos com integrantes da comunidade escolar local, tiramos fotos e ponto de GPS do prédio escola, das ruínas ou mesmo do local onde havia escola. Também colhemos dados quantitativos visando analisar e comparar esses dados com a realidade observada em campo. A pesquisa mostra que 62% das escolas municipais em Brotas de Macaúbas estão fechadas, evidenciando o contexto que induz o fechamento das escolas no campo e que constrói processos de educação escolar dissociados dos modos de vida, das formas de ser, viver e fazer das populações que vivem no campo. 

Downloads

Publicado

2024-11-26