Horta escolar, percepção ambiental e soberania alimentar de alunos do 6º Ano: um estudo de caso em uma escola municipal – Rio de Janeiro, RJ
Palavras-chave:
práticas pedagógicas, educação ambiental, segurança alimentar, ensino fundamental, interdisciplinaridadeResumo
As hortas escolares podem se revelar ferramentas pedagógicas eficazes e econômicas, além de proporcionarem acesso a uma alimentação saudável, contribuindo para ampliar a soberania alimentar no ambiente escolar. O presente trabalho teve como objetivo compreender o papel da horta presente em uma escola pública municipal no Rio de Janeiro, analisando características da percepção dos alunos de 6º ano do ensino fundamental acerca das questões ambientais e de segurança alimentar. A metodologia consistiu em entrevistas semi-estruturadas, que foram realizadas com 37 alunos, com idades entre 10 e 13 anos. Os resultados apontam que os estudantes possuem grande afinidade com o ambiente da horta, espaço que se revela importante em seu processo educativo e lhes permite obter maior contato com a natureza no ambiente escolar.
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