Agro Eco Escolas: uma iniciativa de integração da educação rural em agroecologia na Escola Manuel Carlos da Silva, Palmares/PE, Brasil
Palavras-chave:
horta, comunidade escolar, educação do campoResumo
O Projeto Agro Eco Escolas, desenvolvido pela secretaria Municipal de Educação, que implantou e realizou a manutenção de horta agroecológica na escolas pública do campo localizada no município de Palmares, bem como o ensino e formação permanente em Agroecologia para os estudantes, educadores e todos que compõe a comunidade escolar, com o propósito de levar a educação ambiental, aprendizagem e execução da Agroecologia. Objetivou-se relatar a experiência técnica de integração da educação rural em Agroecologia na Escola Manuel Carlos da Silva em Palmares/PE, Brasil. Aumentando assim a percepção holística dentro das escolas, estreitando os laços entre pessoas e o meio ambiente, por meio da estimulação e desenvolvimento de práticas sustentáveis através de aulas de campo, realizadas com parceiros, diálogo com agricultores esperando, desta forma, estimular o conhecimento da origem dos alimentos, o sentimento de pertencimento e amor pela terra, a coletividade e o cultivo. Participaram da iniciativa 25 estudantes, da educação infantil 1 e 2 ao 5º ano, com idades de 04 anos aos 12 anos, também uma professora, a merendeira, e 6 pessoas da comunidade, sendo duas delas representantes da associação da comunidade e as outras agricultoras com filhos e netos na escola. As ações foram realizadas com base na metodologia do diagnóstico rápido participativo feito através de reuniões e visitas que foram divididas em três momentos principais, o 1º apresentação da proposta ao quadro escolar e representação da comunidade, o 2º apresentação da proposta e construção do plano de trabalho com a comunidade escolar e a 3º o início do trabalho em campo na construção da horta, dessa forma a construção do projeto foi feita de forma horizontal. Ao final da primeira colheita os educandos puderam levar para suas casas o fruto do seu trabalho coletivo, exibindo com satisfação ao seu núcleo familiar o que diminuiu um pouco da resistência outrora encontrada no início do desenvolvimento do trabalho e o escasso envolvimento nas atividades práticas por parte da comunidade. Obteve-se como resultado o envolvimento da comunidade e entendimento da importância de estar presente na construção do processo ensino-aprendizagem, bem como a importância da agroecologia para esse processo.
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