Horta comunitária: estratégia pedagógica e interdisciplinar
pedagogical and interdisciplinary strategy
Palavras-chave:
cultivo de hortaliças;, extensão universitária;, ensino aprendizagemResumo
As hortas comunitárias produzem alimentos através do trabalho voluntário da comunidade, e pode incluir socialmente pessoas que se encontram discriminadas ou desocupadas. Além disso, incluir escolas e universidades para melhorar o aprendizado é de suma importância, já que o desinteresse por parte de alguns alunos em estudar é alarmante e causa grande preocupação aos docentes. O objetivo do estudo foi promover atividades didático-pedagógicas integradoras do currículo para os alunos dos cursos médio integrado, subsequente e superior do IFPA - Conceição do Araguaia-Pará, utilizando a Horta Comunitária como instrumento pedagógico. O experimento foi realizado de agosto de 2018 a maio de 2019. A área destinada para implantação localiza-se nas dependências da Igreja Nossa Senhora de Fátima em Conceição do Araguaia. Inicialmente houve a transformação do espaço, o planejado e parcerias, tendo como participantes oito membros da comunidade local e cinquenta estudantes das disciplinas Fertilidade do Solo e de Olericultura do IFPA. As aulas práticas foram semanais; além das atividades práticas de plantio, também foram executadas: limpeza da área, compostagem, coleta de solo e interpretação da análise, adubação verde, aplicação de cal virgens, calagem, construção de viveiro, formação de mudas, construção dos canteiros e de um poço, formação de mudas, adubação orgânica, controle de pragas e oficina. Os resultados mostraram uma difícil interação da comunidade com os alunos. Porém ao longo do desenvolvimento do Projeto já foram plantadas 20 espécies de hortaliças. Conclui com isso, que apesar da pouca interação entre alunos e a comunidade com o projeto, individualmente eles participaram ativamente da horta, transformando o local e conseguindo uma produção satisfatória, vendendo até os produtos para comprar insumos para a horta.