Educação em agroecologia na escola pública do campo: o ensino de ciência da natureza na perspectiva interdisciplinar
the teaching of science of nature in the interdisciplinary perspective
Palavras-chave:
Palavras-chave: Educação do Campo; Interdisciplinaridade; Educação de Jovens Adultos.Resumo
O texto apresenta resultados da pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Pará, construída em articulação com uma Escola pública do campo situada na comunidade de Vila do Carmo-Cametá/PA. Nosso objetivo foi analisar a educação do campo e a importância da agroecologia no ensino de ciência da natureza na modalidade da Educação de Jovens e Adultos na perspectiva interdisciplinar. Os procedimentos metodológicos basearam-se no enfoque crítico e participativo que integrou o ensino, a pesquisa e a extensão. Como técnica de pesquisa, utilizamos a entrevistas semiestruturadas, além do desenvolvimento de ações de intervenções políticas, pedagógicas, culturais e sociais. Os resultados revelaram que a interface educação e agroecologia no ensino de Ciência da Natureza na Educação de Jovens de Adultos trouxe experiências educacionais para todos os envolvidos, por proporcionar o diálogo dos conhecimentos científicos com os saberes populares na perspectiva interdisciplinar.