Percepção dos consumidores de produtos agroecológicos de um mercado de circuito curto baseado na entrega de cestas

Autores

  • RIBEIRO, Gabriela Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos/ Núcleo de Estudos em Agroecologia Arapuá
  • SCHMELIG, Guilherme dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos/ Núcleo de Estudos em Agroecologia Arapuá
  • WINCH, Walesca Piovesan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos/ Núcleo de Estudos em Agroecologia Arapuá
  • ALVES, Ethyene de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos/ Núcleo de Estudos em Agroecologia Arapuá
  • BALEM, Tatiana Aparecida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos/ Núcleo de Estudos em Agroecologia Arapuá

Palavras-chave:

circuito curto, produtos orgânicos, consumidor consciente, família produtora

Resumo

Atualmente o consumidor tem cada vez mais se preocupado e refletido sobre a alimentação.
Pois nota-se um aumento na busca por alimentos saudáveis, sustentáveis e produzidos localmente.
Este trabalhado aborda a venda de alimentos orgânicos via entrega de cestas e as
percepções de seus consumidores deste mercado de circuito curto. Para isto foram realizadas
entrevistas qualitativas com uma família produtora de produtos orgânicos, um grupo de
consumidores de seus produtos e um extensionista que acompanha o processo, levando em
conta uma caracterização da produção orgânica da família e de elementos constituintes do
processo de consumo via cestas. Neste processo o consumidor que não encontra tempo para
ir às feiras, recebe os produtos em domicílio. Cria-se um vínculo de confiança na relação entre
consumidor e família produtora e maior espaço para diálogos.

Downloads

Publicado

2018-08-23