Percepção dos consumidores de produtos agroecológicos de um mercado de circuito curto baseado na entrega de cestas
Palabras clave:
circuito curto, produtos orgânicos, consumidor consciente, família produtoraResumen
Atualmente o consumidor tem cada vez mais se preocupado e refletido sobre a alimentação.
Pois nota-se um aumento na busca por alimentos saudáveis, sustentáveis e produzidos localmente.
Este trabalhado aborda a venda de alimentos orgânicos via entrega de cestas e as
percepções de seus consumidores deste mercado de circuito curto. Para isto foram realizadas
entrevistas qualitativas com uma família produtora de produtos orgânicos, um grupo de
consumidores de seus produtos e um extensionista que acompanha o processo, levando em
conta uma caracterização da produção orgânica da família e de elementos constituintes do
processo de consumo via cestas. Neste processo o consumidor que não encontra tempo para
ir às feiras, recebe os produtos em domicílio. Cria-se um vínculo de confiança na relação entre
consumidor e família produtora e maior espaço para diálogos.